domingo, 31 de outubro de 2010

Educação e tecnologia


As tecnologias fazem cada vez mais parte de nossas vidas, hoje em dia é indispensável a sua utilização, desde um simples telefonema, o uso de um micro ondas, a televisão, e a tão utilizada Internet, que sem discussão nenhuma podemos admitir como algo que com certeza está influindo consideravelmente em nossas vidas; como reflexo disso tudo nada mais justo e correto do que usar todas essas inovações na área da educação, que deve acompanhar a sociedade para um conhecimento com elementos corretos e de desenvolvimento pleno.
Com a inserção das tecnologias de informação e comunicação no processo escolar teremos um novo cenário educacional.Uma nova maneira de aplicar o conhecimento, juntamente com novas tecnologias causam a potencialização da percepção, memória, raciocínio, capacidade de leitura, compreensão e interpretação crítica nos alunos. Maior disponibilidade de informação, deverá promover uma capacidade ampliada para lidar com as mesmas, mas será preciso antes entender e promover o acesso à informação, aprender a conhecer e compreender as tecnologias para interpretá-las corretamente.
O computador e a Internet são dois recursos didático-pedagógicos capazes de potencializar o desenvolvimento de capacidades cognitivas na educação. Esse dois elementos juntos ressaltariam as habilidades de percepção, ampliando a visão de mundo, com um fluxo extraordinário de informações.
O mundo todo está se expandindo e se conhecendo através do computador e da Internet, e a escola acompanhar esta inovação é algo essencial para um pelo desenvolvimento dos alunos juntamente com a sociedade.
Com uma ação pedagógica voltada para a integração de tecnologia e educação, percebendo que a tecnologia já faz parte do presente e que não é algo futurístico , pois já está ligada a sociedade, devemos achar formas de inseri-la na escola e principalmente nas séries iniciais , de forma fácil e lenta, familiarizá-los pouco a pouco com algo que fará parte de suas vidas. Atividades educativas e recreativas que estimulem o interesse e aprendizado diante das tecnologias e informações disponibilizadas, são uma forma aparentemente eficaz de expor aos mais pequenos as infinitas tecnologias e suas utilidades.

Nenhum comentário:

Postar um comentário